O que é o bypass gástrico?
- André Goulart
- 29 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

O bypass gástrico consiste na redução do estômago, através da criação de uma pequena bolsa gástrica, e na alteração do percurso dos alimentos com a união do intestino delgado a essa bolsa criada.
Os alimentos ingeridos vão diretamente para o intestino delgado, sem passarem pelo duodeno, e só se juntam aos líquidos produzidos pelo fígado e pâncreas mais à frente no intestino delgado. Desta forma, a digestão e absorção dos alimentos é reduzida de forma significativa.
A cirurgia é feita por laparoscopia e o tempo de internamento de 2 dias após a cirurgia.
As principais complicações, apesar de raras, prendem-se com problemas na cicatrização das uniões criadas (deiscência da anastomose) e síndrome de dumping.
Este procedimento poderá estar mais indicado nos doentes com síndrome metabólico ou com refluxo gastroesofágico significativo.
As principais desvantagens deste procedimento prede-se com a manutenção do estômago que fica difícil de ser visualizado por endoscopia e na dificuldade de realização de exames ou procedimentos endoscópicos às vias biliares. Os doentes submetidos a bypass gástrico necessitam de suplementação vitamínica para toda a vida.
#drandregoulart #cirurgiageral #obesidade #perdadepeso #excessodepeso #sleeve #bypass #bypassgastrico #sleevegastrico #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comments