Como tratar o prurido anal?
- André Goulart
- 5 de nov. de 2021
- 1 min de leitura

As causas identificáveis do prurido anal (como as hemorroides e fístulas) devem ser tratadas para o doente melhorar do prurido. Se o doente tiver uma fístula, não adianta continuar a colocar uma "pomada" para tratar o prurido se a fístula libertar diariamente conteúdo purulento que irrita a pele perianal.
Nas outras situações, o tratamento do prurido assenta em 3 pilares essenciais: manter a região perianal LIMPA, SECA e NÃO TOCAR.
- Após as dejeções, evitar esfregar papel higiénico seco. A região perianal deverá ser lavada com água e sabão neutro (não usar betadine ou outro produto irritante) e seca com secador (não esfregar a toalha).
- Se houver muito pelo, deverá ser feita uma depilação com creme depilatório ou a laser (os pelos agarram a humidade suja do interior do intestino e mantêm-na em contacto com a pele)
- Evitar coçar. Se tiver uma vontade intensa em coçar lave a região perianal com água fria. Pode-se também usar um anti-histamínico (como a hidroxizina) à noite para aliviar a sensação de comichão habitual ao deitar.
- Roupa interior de algodão branca na fase inicial do tratamento também é importante. O algodão é um bom absorvente da humidade que sai do ânus. A roupa interior de cor pode libertar pigmentos da tinta que vão irritar a pele, pelo que ser branca ajuda a diminuir a irritação.
-Por vezes pode ser necessário usar um creme barreira ou à base de cortisona. Também pode ser necessário desparasitar. A prescrição destes medicamentos depende da observação clínica do médico.
- Alimentação saudável.
Se sofre de prurido anal, não tenha vergonha. Procure ajuda!
Comments