Como tratar a incontinência anal?
- André Goulart
- 7 de out. de 2021
- 1 min de leitura

O tratamento da incontinência fecal deve começar sempre com medidas conservadoras:
Alimentação: evitar alimentos laxativos (ex.: cafeina, álcool, vegetais fibrosos, lacticínios, comidas picantes...) e aumentar a ingestão de alimentos obstipantes (ex.: bananas, massa, batatas...).
Medicamentos: suplementos de fibras podem ajudar a aumentar a consistência das fezes e medicamentos antidiarreicos podem ajudar a diminuir o número de idas ao WC.
Treino do intestino com enemas: aplicar enemas em horas fixas ajuda a criar rotinas e a controlar os movimentos intestinais.
Treino do intestino com biofeedback: a reabilitação do pavimento pélvico (biofeedback) é um forma de terapia com bons resultados em diversos problemas anais (incontinência, obstrução defecatória, dor pélvica...). Este tipo de tratamento é feito por uma enfermeira especializada que coloca um sensor no canal anal para medir a atividade elétrica dos músculos pélvicos. Através da informação visualizada num monitor, o doente consegue aperceber-se dos músculos que estão a ser contraídos e relaxados e corrigir movimentos errados.
Em situações muito específicas pode ser necessário uma abordagem cirúrgica:
Esfincteroplastia (reconstrução do esfíncter)
Colocação de um esfíncter anal artificial
Estimulação do nervo sagrado
Colostomia (quando todos os outros tratamentos falham, é preferível ter as fezes a saírem com toda a segurança e higiene para um saco de colostomia do que para uma fralda)
Procure ajuda! Existem muitas formas de ajudar a tratar a incontinência.
#drandregoulart #cirurgiageral #anus #incontinencia #continencia #incontinenciafecal #incontinenciaanal #biofeedback #esfincter #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude







Comentários