
Esófago e estômago
Anatomia e fisiologia
Depois dos alimentos serem engolidos, passam pelo esófago onde são empurrados até chegarem ao estômago.
O esófago é uma estrutura em forma de tubo com cerca de 25cm cuja função é empurrar os alimentos até ao estômago através de movimentos peristálticos.
O estômago funciona como um reservatório cujo volume varia entre os 50mL (quando está vazio) até aos 4L. O estômago desempenha funções importantes:
-
funciona como um reservatório que permite comer grandes quantidade de comida e passar várias horas sem ingerir alimentos (não precisamos de estar constantemente a comer). Este reservatório tem um volume de 50mL quando está vazio e de cerca de 1L quando recebe alimentos, contudo pode chegar aos 4L de capacidade máxima.
-
através de contrações vigorosas, o estômago emulsiona os alimentos e fragmenta-os em partículas mais pequenas que depois possam passar para o intestino delgado para continuar o processo da digestão.
-
produz cerca de 500mL a 1500mL de suco gástrico por dia que é formado por:
-
muco: protege a mucosa do estômago do ácido presente no seu interior
-
pepsina: inicia o processo de digestão das proteínas (fragmenta-as em aminoácidos)
-
fator intrínseco: importante para a bsorção de vitamina B12 que ocorre na parte final do intestino delgado. Sem esta proteina, a vitamina B12 não era absorvida e levaria à anemia
-
eletrólitos (ácido clorídrico): proporciona o ambiente altamente ácido necessário para a pepsina decompor as proteínas. A elevada acidez do estômago serve também como uma barreira contra infeções por matar a maioria das bactérias.
-
Doenças principais
Esófago:
-
Refluxo (doença de refluxo gastro-esofágico )
-
Hérnia do hiato (no local onde o esófago atravessa o diafragma)
-
Doenças da motilidade esofágica (Ex: acalásia)
-
Divertículos
-
Tumores benignos
-
Adenocarcinoma
-
Carcinoma epidermóide
Estômago:
-
Gastrite
-
Úlcera
-
Linfoma
-
Tumor do estroma gastro-intestinal (GIST)
-
Adenocarcinoma