Porque é que os laxantes dão cólicas?
- André Goulart
- 31 de jan. de 2022
- 1 min de leitura

Se usados corretamente, os laxantes vão expulsar o bolo fecal que estava a causar a obstipação. O ato de empurrar as fezes (por vezes duras), vai causar algumas cólicas abdominais que são perfeitamente normais.
No entanto, existem situações em que as cólicas não são normais e são causadas por uso excessivo e inadequado dos laxantes:
Se houver uma colusão intestinal (ex.: neoplasia) o uso de laxantes vai levar o intestino a empurrar as fezes contra um obstáculo (a neoplasia). Para tentar vencer este obstáculo, o intestino vai aumentar o vigor das sua contrações e vai distender-se com as fezes liquidas. Esta situação leva a cólicas abdominais intensas.
Os laxantes formadores de massa (como as fibras) precisam de uma ingestão abundante de água para que o bolo fecal seja expelido. Se não houver essa ingestão de água, as fibras vão fermentar, levado à distensão do intestino e consequente dor abdominal.
Os laxantes de contacto ou osmóticos, se tomados em excesso, pode estimular demasiado o intestino e provocar cólicas intestinais significativas.
Tome só os laxantes quando necessário e na dose recomendada!
Em caso de dúvida aconselhe-se com o seu médico.
#drandregoulart #cirurgiageral #obstipacao #laxante #colica #colicaabdominal #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
コメント