Perguntas frequentes sobre colostomia?
- André Goulart
- 3 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Muitas são as dúvidas de uma pessoa que, de repente, fica colostomizada.
Não consigo resumir todas as dúvidas, apenas pretendo esclarecer as mais frequentes.
❓ É PARA SEMPRE ❓
A maioria das colostomias são temporárias. Antigamente, muitos doentes com tumores do reto estavam condenados a colostomias permanentes. Contudo, atualmente com o avanço da medicina podemos fazer uniões do intestino ao ânus e permitir que o doente tenha uma boa qualidade de vida.
❓ DÁ MAU CHEIRO ❓
Os dispositivos utilizados na colostomia são bastante seguros e impedem a saída de gases e o extravasamento de fezes. A maioria dos doentes consegue usar um saco de colostomia e ter uma vida social sem que ninguém se aperceba.
❓ TENHO DE MUDAR A MINHA ALIMENTAÇÃO ❓
Numa fase inicial é preciso estar atento aos alimentos que podem causar maior quantidade de gases, odor e de fezes liquidas e evitá-los. Contudo, a maioria dos doentes não necessita de mudar os hábitos alimentares.
❓ QUANTAS DEJEÇÕES VOU TER POR DIA ❓
Depende da pessoa, do tipo de cirurgia realizada e da alimentação. Numa fase inicial, é normal ter várias dejeções diárias que, não existindo um esfíncter, saem sem qualquer controlo por parte da pessoa. Esta sensação de incontinência é muito desconfortável. Com o tempo, o número de dejeções passa a ser previsível e a pessoa habitua-se a esta nova forma de eliminar os gases e fezes.
❓ TENHO DE USAR SEMPRE UM SACO ❓
Existem sistemas de irrigação que permitem limpar o intestino e abdicar de usar um saco diariamente.
❓ OS SACOS SÃO CAROS ❓
O custo dos materiais de ostomia é elevado. Contudo, com receita médica, o sistema nacional de saúde comparticipa praticamente 100% o custo de aquisição destes materiais necessários.
👨⚕️ Se tem uma colostomia fale abertamente com o seu cirurgião ou enfermeiro especialista em estomoterapia. É normal ter dúvidas e estes profissionais estão sempre disponíveis para o ajudar.
🆘 Também pode encontrar apoio na Associação Portuguesa de Ostomizados.
#drandregoulart #cirurgiageral #ostomia #colostomia #saco #incontinencia #APOstomizados #educacaoparaasaude #comunicacaoemsaude
Comentários