
Cólon e reto
Anatomia e fisiologia
O cólon começa ao nível da válvula íleo-cecal e termina no reto, tendo aproximadamente 140cm de extensão. O reto é a parte final do tubo digestivo com aproximadamente 15cm de comprimento. No homem o reto está em contacto com a próstata, pelo que o exame digital ou biópsia prostática são realizadas através do reto. Na mulher o reto está em contacto intimo com a vagina.
As funções principais do cólon são de absorção (primordial na absorção da água), secreção, motilidade e digestão, o que permite que o conteúdo liquido que entra no cólon através da válvula íleo-cecal chegue ao reto numa forma semi-sólida. Quando por motivos de cirurgia temos de remover uma parte significativa do cólon (ex.: colectomia total) ou quando o transito intestinal tem de ser desviado para o exterior sem passar pelo cólon (ex.: ileostomia de proteção) pode haver uma perda significativa de água e eletrólitos.
A principal função do reto é capacitativa, ou seja, as fezes que vêm do cólon são armazenadas no reto para serem libertadas (defecação) no momento socialmente apropriado. Quando por motivos de cirurgia o reto é removido e é feita uma anastomose do cólon ao ânus (ex.: resseção anerior do reto) os doentes podem sentir dificuldade em controlar a saída das fezes, urgência em defecar e necessidade de ir várias vezes por dia ao WC. Como o tempo, o organismo vai adaptando-se e estes problemas vão sendo minimizados permitindo uma boa qualidade de vida.
Doenças principais
-
Pólipos e cancro do cólon ou reto
-
Obstrução intestinal
-
Obstipação
-
Vólvulo
-
Doença diverticular do cólon (diverticulose e diverticulite)
-
Hemorragia digestiva
-
Colite isquémica
-
Doença inflamatória intestinal (colite ulcerosa ou doença de Crohn)